Cuidar das necessidades básicas de idosos acamados é um desafio a vários níveis, pois não se trata apenas de ajudar em pequenas tarefas, mas sim de substituir o idoso em todos esses cuidados.
Neste conteúdo vamos partilhar consigo alguns dos principais cuidados a se ter com o idoso acamado e dicas que, acreditamos, serão úteis e irão facilitar o trabalho do cuidador.
Mas antes disso, sabemos que em alguns casos os cuidadores dentro da família não têm a possibilidade de deixar o trabalho para serem os cuidadores principais. Se se identificar, acreditamos que a melhor solução é contratar um bom cuidador através de uma empresa.
Sem mais demoras, seguem-se as dicas para cuidar do idoso acamado.
10 Dicas para cuidar do idoso acamado em casa
1️⃣ Higiene pessoal
Se a pessoa não for capaz de se levantar para cuidar da sua higiene, será necessário encontrar alternativas. Normalmente, uma cadeira de banho será suficiente para levar a pessoa até ao chuveiro.
No chuveiro, deve incentivar o idoso a lavar-se sozinho e ajudar apenas nas zonas mais difíceis. Esse incentivo é uma forma de prevenir que a saúde da pessoa decaia.
Além do banho, lembre-se de cortar as unhas das mãos e pés com regularidade, incentivar a higiene oral, cortar o cabelo e barbear com regularidade, passar creme para hidratar e trocar a roupa da pessoa e da cama.
Dependendo da gravidade da situação, a pessoa também pode não conseguir tomar banho sentado. Nesses casos pode ser necessário dar banho na cama. O melhor nessas situações é ter um cuidador para o ajudar.
2️⃣ Manter a cama limpa
Antes de tudo, verifique constantemente se os lençóis estão bons para ser usados. Como a pessoa está sempre na cama e até faz as refeições na mesma a maioria das vezes, existe uma grande probabilidade de os lençóis ficarem sujos, daí a importância de estar atento.
Fora isso, troque os lençóis e capas de almofadas com frequência, de 2 em 2 ou 3 em 3 dias será suficiente. Não se esqueça, ainda, de trocar os cobertores. Mas, claro, adapte a frequência à pessoa e às suas necessidades.
Se possível, coloque também a cama numa zona arejada e com boa luminosidade para evitar a formação de microorganismos ou o aparecimento de insetos. Evite, ao máximo, ter a cama numa zona escura ou de muita humidade.
E, claro, mantenha uma limpeza diária do quarto. O quarto deve ter poucos objetos para ser fácil limpar e prevenir a acumulação de pó e deve usar sempre o aspirador e não a vassoura. O quarto deve ser aspirado diariamente.
Sabemos que todos estes cuidados ocupam algum tempo no seu dia, daí a importância de contratar um cuidador com uma empresa. Este profissional irá fazer um trabalho de qualidade e dar-lhe algum tempo para si.
3️⃣ Assistência sanitária
Se a pessoa se puder levantar, incentive-a a fazê-lo com a sua ajuda. Mas caso não seja possível, deverá usar arrastadeiras ou outros para que a pessoa possa fazer as suas necessidades básicas sempre que precisar.
A assistência sanitária pode ser planeada com o apoio de um profissional ou pode até contratar um cuidador que irá ajudar em todos estes momentos ao longo do dia.
Tal como acontece nos outros pontos desta lista, dê especial atenção a qualquer alteração, seja nas fezes, na urina ou mesmo nos hábitos da pessoa. Se o idoso sentir mais dificuldade, por exemplo, ou se a cor ou consistência das fezes se alterar, deve partilhar essa informação com o médico.
4️⃣ Tomar atenção à saúde da pele
Quando se fica muito tempo acamado, a pele começa a sofrer com a pressão constante, criando feridas e úlceras de pressão. É muito importante verificar a pele da pessoa acamada constantemente e certificar-se de que a mesma está saudável.
Uma forma de evitar a formação de úlceras de pressão ou feridas é mudando a posição da pessoa com frequência para que a pressão não seja feita sempre na mesma região. Essa mudança deve ser feita, em média, de 2 em 2 horas. Deve, ainda, hidratar a pele com regularidade.
Se for possível, ajude o idoso a levantar-se de vez em quando e a sentar-se no sofá ou mesmo no jardim ao sol. E, claro, tome também atenção à pressão que é feita nas nádegas, verificando constantemente o estado da pele.
5️⃣ Tomar atenção ao aparecimento de possíveis problemas de saúde
Além das úlceras de pressão que já se falou no ponto 4, existem outros problemas de saúde que podem surgir quando se passa muito tempo acamado e no mesmo ambiente.
A nível físico, esteja atento à pele, como já referido, mas também a quaisquer alterações na pessoa, como a respiração, inchaço em alguma parte do corpo, manchas, entre outros. Se não costuma ter muita sensibilidade para estas alterações, contrate um cuidador para, pelo menos, meio dia.
Já a nível mental, a pessoa pode desenvolver uma depressão, principalmente se não houver uma boa comunicação e momentos de entretenimento.
6️⃣ Dar especial atenção à nutrição da pessoa
Manter uma dieta equilibrada e fazer todas as refeições é essencial para ajudar no processo de recuperação ou para manter o corpo no estado mais saudável possível.
Lembre-se de manter uma rotina de refeições (comer, sensivelmente, sempre à mesma hora), aponte as refeições que são feitas e que alimentos são consumidos e tome atenção a qualquer mudança no apetite da pessoa acamada para que possa partilhar com o médico em consulta.
Não se esqueça, ainda, de manter a hidratação da pessoa. Diariamente, o idoso deve beber a quantidade de água recomendada, cerca de 3 litros. Se necessário, ajude a pessoa a beber água em intervalos de tempo idênticos.
Tenha, ainda, em conta as necessidades individuais da pessoa. Se a pessoa costumava comer fruta às refeições, adicione a fruta desejada às refeições, se costumava beber um chá ao final do dia, faça-lhe um chá nesse mesmo horário. Essas pequenas coisas são importantes.
7️⃣ Manter um ambiente confortável e limpo
Não é apenas a roupa de cama que deve ser trocada frequentemente para manter o ambiente confortável e limpo, também devem ser tomados alguns cuidados com o espaço em que a pessoa se encontra e com a própria casa.
Abra as janelas para que o ar fresco entre em casa, deixe que o sol entre na habitação e evite a acumulação de pó no espaço em que a pessoa acamada se encontra. Organize, também, todos os objetos que se encontram no espaço, para que o ambiente se mantenha arrumado.
Se possível, perfume o espaço com um aroma da preferência da pessoa acamada.
Outra dica: mantenha o espaço pessoal, mesmo que a pessoa acamada não se encontre no seu quarto. Coloque os objetos pessoais numa mesa perto da cama, como os óculos, livros ou outros, e deixe a água no mesmo espaço, para que a pessoa possa beber sempre que sentir necessidade.
8️⃣ Marque visitas com amigos e familiares
Chame a família ou amigos aos fins-de-semana para uma visita rápida ou mesmo para fazerem a refeição todos juntos. Esses pequenos momentos são importantes ao longo da vida, mas são ainda mais importantes em momentos difíceis.
E, se contratar um cuidador, não se esqueça de passar algum tempo com a pessoa, seja ao final do dia ou mesmo durante os fins-de-semana. Acredite ou não, fará toda a diferença.
9️⃣ Insira atividades de entretenimento
As atividades de entretenimento são essenciais para manter a saúde mental da pessoa e o bem-estar geral.
Jogos de tabuleiro, momentos de leitura ou mesmo ver filmes são exemplos de atividades que podem ser feitas enquanto a pessoa se encontra na cama. Outras atividades já possíveis graças à internet são a visita a museus, assistir a cerimónias religiosas, encontrar-se com familiares ou amigos que estão longe, entre outras.
Pode, ainda, falar com o médico para que encontrem exercícios que possam ser feitos mesmo que a pessoa esteja acamada.
Claro que estas atividades, mais todos os cuidados já referidos, irão ocupar imenso tempo no seu dia-a-dia. Portanto, sempre que possível, opte por contratar um cuidador nem que seja para meio dia.
🔟 E, por último, nunca esqueça a comunicação
E, claro, trabalhe na sua comunicação com a pessoa acamada. A pessoa é a que mais tem conhecimento sobre o que precisa para manter o conforto e o bem-estar, portanto faça perguntas. Se possível, evite tomar todas as decisões relacionadas à pessoa.
E não é apenas a nível de cuidados que deve manter a comunicação, mas também na comunicação diária. Falar sobre o dia, sobre assuntos banais, filmes ou livros de que se gosta ou apenas rir um pouco. Esses momentos irão trazer algum conforto à pessoa acamada e, de certo modo, dar apoio emocional.
Outra opção é envolver as pessoas em atividades divertidas para que seja estabelecida uma relação entre o cuidador e a pessoa que está a ser cuidada. Aqui entram os jogos de tabuleiro, por exemplo.
Para finalizar, não se esqueça de se manter atento a quaisquer alterações na saúde da pessoa acamada. Afinal, o que mais se quer é que os nossos familiares estejam confortáveis e tenham a melhor qualidade de vida possível.