WhatsApp Chat
(chamada para a rede fixa nacional)

Artigo do blog:

Benefícios do Apoio Domiciliário para Idosos em Casa

Ao contratar um profissional para apoio domiciliário em casa, o idoso conseguirá manter grande parte da sua independência e individualidade. Escusado será dizer que o resultado será uma pessoa mais feliz e confiante.

Além da manutenção do bem-estar, existem muitos outros benefícios em manter o idoso em no seu lar. Vamos partilhar alguns desses benefícios de seguida.

Peça-nos um Orçamento

12 Principais benefícios em manter o idoso em casa com apoio domiciliário

1. A rotina do idoso não será alterada bruscamente

Quando se opta por um lar, o idoso vê a sua rotina alterada e isso pode afetar negativamente a sua saúde. Afinal, existem horas específicas para refeições, para atividades de entretenimento, e não só.

Além disso, as visitas de familiares também estão limitadas a determinados horários, o que pode ser uma alteração impactante para os idosos, principalmente os que costumam ter um contacto quase diário com familiares.

Por outro lado, se o idoso tiver a possibilidade de se manter em casa, a sua rotina não será muito afetada, pois continuará a ter liberdade nos seus horários, escolhas e outros. A única alteração será uma pessoa extra na sua rotina o que, normalmente, até é benéfico.

2. Com o apoio domiciliário, será mantida a segurança do idoso mesmo na rotina diária

Ao contratar um profissional de apoio domiciliário através de uma empresa, não terá de se preocupar se o banho é tomado em segurança, se o idoso faz todas as refeições diárias e de forma saudável, se os medicamentos são tomados ou se a segurança é mantida de uma forma geral.

O profissional será um companheiro diário e um apoio imprescindível na manutenção da segurança diária e dentro da habitação.

Em alguns casos, dependendo do estado de saúde do idoso, pode ser necessária a integração de algumas precauções, como a instalação de barras de apoio, a remoção de objetos que coloquem em risco a segurança, mover alguma mobília (ou remover, se for necessário), a instalação de piso antiderrapante, entre outros. Este assunto pode ser discutido com o profissional ou a empresa.

3. Melhor opção para manter a confiança e alegria do idoso em casa

Quando o idoso consegue manter alguma autonomia no seu espaço e nas suas decisões, sente-se mais alegre, o que irá refletir-se de forma positiva na sua saúde. Pelo contrário, isso não acontece com frequência quando se está no lar de idosos.

E, por vezes, o idoso é quase autónomo e só precisa de apoio em algumas tarefas ou apenas para manter a rotina. Por exemplo, se o profissional lembrar o idoso que chegou a hora da refeição, o mesmo pode conseguir fazer a refeição quase sozinho (ou, até mesmo, sem qualquer ajuda).

No entanto, se perder essa autonomia, a sua saúde pode cair rapidamente.

4. Mais privacidade e liberdade (mantendo as relações sociais)

Manter-se na sua habitação é manter a liberdade, o que resulta em aspetos positivos já referidos, como a alegria e a confiança. Liberdade para comer o que quiser, liberdade para fazer as suas refeições quando quiser, liberdade para ser visitado pelos familiares a qualquer momento.

E, claro, a sua privacidade também será mantida. Caso o idoso queira passar a tarde sentado a ver televisão ou caso queira convidar um vizinho para uma tarde bem passada, isso é possível.

Por outro lado, se o idoso tem tendência a isolar-se um pouco mais, a companhia de um profissional pode fazer toda a diferença no seu bem-estar e no seu humor e ajudar a combater a solidão.

Humanizare: Cuidado Idosos Portugal Apoio Domiciliário

Precisa de ajuda no Apoio Domiciliário em Lisboa?

Conte com a nossa equipa para cuidados humanizados dentro do lar.

Peça-nos um Orçamento

5. A independência do idoso pode ser prolongada com apenas alguns cuidados

Um apoio extra pode ser tudo o que o idoso precisa para manter a sua independência por mais uns tempos e para não sentir um declínio na sua saúde.

Esse apoio, por vezes, passa apenas por ajudar em pequenas tarefas diárias ou por relembrar os horários das refeições, dos banhos ou de outros cuidados. Ou seja, preencher pequenas lacunas diárias.

6. Menos stress e ansiedade, mais sorrisos

Ao mudar de ambiente é natural que o idoso sinta mais stress e, mesmo, ansiedade, afinal, o novo ambiente é desconhecido e várias mudanças podem acontecer.

Uma das mudanças mais impactantes é o idoso estar longe dos objetos e ambiente familiar e das memórias que foram criadas na habitação em que vive. A mudança no seu poder de decisão também o pode impactar de forma negativa.

E, claro, existir um horário certo e com limite para a visita de familiares e amigos pode ser muito desmotivador.

7. Será dada uma resposta às necessidades individuais da pessoa

Um dos maiores benefícios é manter a individualidade da pessoa. Por muito que se queira manter a individualidade em lares, a verdade é que nem sempre é possível, seja por falta de profissionais, tempo ou condições.

Em casa, o foco do profissional de apoio domiciliário é apenas o idoso. Isso significa que em vez de se ajustar o idoso às condições, ajusta-se às condições ao idoso. As refeições podem ser feitas no horário mais conveniente, a sesta pode ser feita a qualquer hora e os banhos a mesma coisa.

Fora que, por só existir um idoso para um profissional, as necessidades são suprimidas mais depressa.

8. Nada se compara ao conforto da nossa casa

A habitação é um lugar de conforto e onde estão guardadas todas as memórias. É um lugar familiar e onde os idosos se costumam sentir mais seguros.

É o lugar onde o idoso conseguirá dormir na sua cama ou tomar banho com os seus produtos de higiene que estão guardados no mesmo sítio de sempre. É o espaço que lhes permitirá continuar a rotina diária, sem grandes alterações. É o lugar onde cada som ou barulho é conhecido.

9. Podem ser mantidos os animais de estimação

Se o idoso tem um animal de estimação, certamente ser-lhe-á difícil começar uma nova rotina sem o seu fiel companheiro. Essa separação, só por si, pode ter um peso muito negativo na saúde da pessoa.

Neste caso, ao falar com a empresa de apoio domiciliário, refira que o idoso tem um animal de estimação caso seja necessário apoio nos cuidados. Essa informação pode ajudar a escolher um profissional mais adequado.

10. Recuperação mais rápida após tratamentos

A recuperação de tratamentos em idosos é um pouco mais demorada do que em indivíduos mais jovens. E se estiverem num ambiente que não seja confortável ou familiar, a recuperação pode ser ainda mais demorada.

Além disso, com o apoio de um profissional, o idoso irá manter a toma de medicamentos dentro dos horários esperados, ter uma alimentação com todos os nutrientes necessários à recuperação e fazer os exercícios de fisioterapia recomendados pelos profissionais da área (se necessário).

11. O transporte não será um problema

Dependendo do estado do idoso, as viagens ao supermercado, farmácia ou consultas podem ser difíceis e até um entrave à sua independência. Muitas vezes têm de esperar que os familiares estejam disponíveis para concluírem essas pequenas tarefas ou que tirem o dia de folga para os levar às consultas.

Os profissionais de apoio domiciliário irão facilitar esse transporte e devolver-lhes parte da independência. Podem ir às compras às horas que forem convenientes, comprar os medicamentos quando quiserem ou, até mesmo, participarem de eventos sociais do seu interesse.

12. Por último, será benéfico para os familiares

Quem não gosta de visitar os familiares sem restrições de horários? Dar um salto lá a casa na hora do almoço ou antes de ir para o trabalho, só para dar um bom dia.

Isso não será possível se o idoso estiver num lar, pois existe restrição horária para as visitas. Com apoio domiciliário, pode fazer essas visitas rápidas sem limites, fazer as refeições com o familiar ou apenas tirar um tempo para passarem juntos de forma espontânea.

E, claro, como o idoso será tratado sem que a sua individualidade seja muito alterada, os familiares costumam ficar mais descansados, satisfeitos e menos preocupados.

Peça-nos um Orçamento

Como encontrar o profissional de apoio domiciliário ideal para cuidar do idoso em casa?

O mais importante é escolher um profissional que seja capaz de suprimir as necessidades do idoso e que tome as medidas necessárias para manter a segurança dentro da habitação.

Aconselhamo-lo a contratar o profissional com uma empresa de apoio domiciliário por ser mais rápido e seguro do que a contratação de um profissional de forma direta, já que é a empresa que trata de todas as burocracias e contratação. Só tem de entrar em contacto, falar-lhes do idoso e de quaisquer necessidades especiais e o resto será tratado por si.

Neste tipo de empresas, os profissionais são competentes, de confiança e costumam manter a empatia e o respeito pelos idosos. Tudo o que se espera, não é verdade?

Resumindo, com o apoio ao domicílio é possível manter a segurança e o bem-estar dos idosos, o que irá trazer diversos benefícios para a sua saúde geral.

Humanizare: Cuidado Idosos Portugal Apoio Domiciliário

Precisa de ajuda no Apoio Domiciliário em Lisboa?

Conte com a nossa equipa para cuidados humanizados dentro do lar.

Peça-nos um Orçamento

Mais Artigos do Blog:

Artigos do Blog

Fale connosco:

⚠️ Área de Atuação: Distrito de Lisboa Elaboramos planos à medida, de acordo com as suas necessidades. Agende uma visita técnica gratuita e construiremos juntos o melhor serviço para a sua família. Temos disponibilidade , com o melhor custo-benefício do mercado.

SOLICITE O SEU ORÇAMENTO GRÁTIS

⚠️ Área de Atuação: Distrito de Lisboa

Elaboramos planos à medida, de acordo com as suas necessidades.

Agende uma visita técnica gratuita e construiremos juntos o melhor serviço para a sua família.

Temos disponibilidade , com o melhor custo-benefício do mercado.